Incentivos à inovação
Como forma de estimular a economia, o Rio Grande do Sul dispõe de políticas, programas e ações específicas de incentivo à inovação, ciência e tecnologia.
Através da Lei de Inovação (nº 13.196, de 13/07/09), medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica em ambiente produtivo estimulam a formação de parcerias estratégicas voltadas à busca de autonomia tecnológica, capacitação e competitividade no processo de desenvolvimento industrial e social.
O principal instrumento de financiamento para a Inovação que o Estado possui é o INOVACRED, linha de crédito com recursos da FINEP (Agência Brasileira de Inovação) na qual o BADESUL e o BRDE atuam como agentes repassadores. Essa linha de financiamento visa fomentar a inovação em micro, pequenas e médias empresas. O BRDE possui ainda mais duas linhas especiais voltadas para a inovação:
- BRDE Inova, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços, a inovação em marketing ou inovação organizacional no ambiente produtivo e investimentos fixos na modernização das instalações da empresa
- BRDE BNDES MPME Inovadora, que busca apoiar a inovação em empresas com faturamento anual de até R$ 90 milhões
Por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), são desenvolvidos programas como o Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos, o Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos (PGTEC), o Programa de Apoio às Incubadoras de Base Tecnológica e o Programa da Industria Criativa. Em 2015, foram disponibilizados, através de editais, mais de R$ 15 milhões para esses programas.