A África do Sul e o Brasil incrementam as relações comerciais
Publicação:
17/05/2017 às 16h10min[15 de maio de 2017] Na segunda-feira passada, a Ministra de Relações Exteriores da África do Sul, Maite Nkoana-Mashabane, recebeu uma delegação brasileira de alto nível liderada pelo novo Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, que está em Pretória para fortalecer as relações bilaterais.
Nkoana-Mashabane e o seu homólogo brasileiro conversaram com a imprensa, em Pretória, após uma reunião a portas fechadas entre os representantes dos dois governos.
“Nós felicitamos o ministro por sua nomeação. A visita do ministro ao nosso país apenas um ou dois meses depois de sua nomeação indica claramente que os brasileiros são amigos leais, que entendem o futuro que queremos para a África, uma África em ascensão” disse Nkoana-Mashabane.
“Durante o encontro, nós reafirmamos a parceria estratégica entre os nossos países. De fato, quando nos encontramos em fóruns multilaterais, na metade do tempo os brasileiros e sul-africanos debatem questões internacionais. Portanto, enfatizamos nosso propósito de continuar a pensar globalmente e agir localmente.”
Nkoana-Mashabane disse que as reuniões mantidas na segunda-feira passada foram produtivas.
“O que eu gostaria de dizer é que nós tivemos uma manhã produtiva, em um ambiente muito acolhedor, propício e de parceria, mas pretendemos dar mais sentido aos nossos compromissos bilaterais” disse a ministra, saudando a delegação brasileira em Pretória.
Nkoana-Mashabane disse que as reuniões realizadas na manhã de segunda-feira foram produtivas.
Dirigindo-se aos jornalistas por meio de um intérprete, Aloysio Ferreira disse que sua primeira visita à África, como ministro das Relações Exteriores, foi uma oportunidade de dar prosseguimento à cooperação entre o Brasil e os países africanos, particularmente a África do Sul.
“O aspecto mais importante desta visita, e do nosso encontro, é a reafirmação das relações do Brasil com a África do Sul. Ou seja, a África continua sendo uma prioridade em nossas relações internacionais.
“A África do Sul é o principal parceiro comercial do Brasil no continente africano. Em 2015, houve uma ligeira queda em nosso comércio internacional, em razão de uma série de dificuldades econômicas enfrentadas pelo Brasil, mas estamos lentamente recuperando essa relação.”
O ministro disse que as empresas sul-africanas estavam fazendo grandes investimentos em vários setores no Brasil, incluindo mineração, e recentemente empresas sul-africanas venceram uma licitação para realizar as obras de reforma de um grande aeroporto no Brasil.
Fazendo uma análise do histórico da relação bilateral, Ferreira disse que o comércio entre Pretória e Brasília foi fortalecido aos trancos e barrancos.
A África do Sul e o Brasil estabeleceram relações diplomáticas em 1948 e, desde então, firmaram muitos acordos de cooperação.
A África do Sul tem sido historicamente um importador líquido de bens do Brasil. Em 2016, as exportações daquele país para o Brasil totalizaram US$ 336 milhões, enquanto as exportações brasileiras para a África do Sul atingiram US$ 1,4 bilhão.
Durante o ano de 2016, 38.814 brasileiros visitaram a África do Sul, o que representa um aumento de 32,3% em comparação com os 29.339 que visitaram o país africano em 2015, de acordo com dados do governo sul-africano.
– African News Agency (ANA)
Fonte: The Citizen