Acordo Mercosul-União Europeia sai em 2018, diz Marcos Pereira

Publicação: 

31/10/2016  às  15h25min

O Brasil vai liderar o Mercosul para finalizar o acordo de livre comércio com a União Europeia até 2018. Essa é a expectativa do ministro de Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira. Segundo ele, as eleições na França e na Alemanha, além do Brexit, vão atrapalhar o avanço das negociações no próximo ano. No entanto, o ministro disse estar confiante de que é possível concluir o acordo em 2018. Pereira participou do Fórum de Comércio Exterior, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Folha de S. Paulo, na segunda-feira (25), em São Paulo.
“Vamos negociar também com Canadá e com os países da Bacia do Pacífico, porque temos que privilegiar grandes mercados. Não podemos admitir que o Brasil seja a nona economia do mundo e ocupe a 25ª posição em comércio exterior. Estamos empenhados para que a política comercial seja pragmática, célere e positiva”, diz o ministro.
Marcos Pereira afirmou que, além da negociação de acordos, a pasta está dedicada a reduzir a burocracia e, entre outras medidas, vai cumprir o cronograma para a implementação do Portal Único. Segundo ele, o módulo de exportação do modal aéreo será lançado no fim do ano e o módulo importação estará pronto no fim de 2017. O Portal Único é uma ferramenta online que reúne, num único lugar, os processos de comércio exterior e vai reduzir os prazos de exportação de 13 para 8 dias e, da importação, de 17 para 10 dias.
Mas, segundo ele, a prioridade número zero do governo é aprovar a PEC do teto de gastos. “O sucesso da política industrial passa pelas reformas da previdência, trabalhista e a desburocratização dos processos. Posso dizer que o comércio exterior não está mais por conta de ideologia. Vou parafrasear o presidente Temer - não queremos ideologia, queremos resultado”, disse Marcos Pereira.

Fonte: Agência de Notícias CNI