Comitiva japonesa visita o Estado em busca de parcerias

Publicação: 

26/07/2017  às  16h47min

Onze pequenos e médios empresários japoneses estão no Rio Grande do Sul em uma missão em busca de parcerias e oportunidades de negócios com empreendimentos locais. Na manhã desta quarta-feira (26), eles participaram do Seminário de Oportunidades Rio Grande do Sul-Japão, organizado pela Federação das Indústrias do Estado (Fiergs) e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

Na ocasião, foram apresentados ao programa de atração de investimentos InvestRS, capitaneado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), e pela Fiergs. Conheceram os setores produtivos mais estratégicos para o Rio Grande do Sul, como metalmecânico e de saúde, por exemplo. “Temos no Estado um projeto extremamente relevante, que é o Cluster de Tecnologias para a Saúde-RS, por meio do qual estamos abertos a estabelecer parcerias com empresas de outros países, como do Japão, que tem potencial para se tornar parceiro estratégico nessa iniciativa”, afirmou o coordenador do InvestRS na Sdect, Christiano Ambros.

Os representantes japoneses também conheceram mais detalhadamente alguns atributos do RS, como sua localização estratégica – no centro de uma área que abrange 70% do Produto Interno Bruto (PIB) da América do Sul –, a diversificação do tecido industrial e a forte presença de empresas japonesas. O secretário-adjunto da Sdect, Evandro Fontana, chamou a atenção ainda para a elevada qualidade dos recursos humanos do Estado, além da importância das relações RS-Japão. “O Japão é tão importante para o Rio Grande do Sul que, no mês passado, o governador fez questão de integrar uma missão ao país, com o objetivo de estreitar ainda mais os 30 anos de relações bilaterais”, disse Fontana.

Essa missão também foi abordada pelo gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiergs, Luciano D’Andrea, que ressaltou ainda a participação da federação na 20ª Reunião do Comitê Conjunto Brasil-Japão, que ocorrerá em agosto, em Curitiba (PR) – em 2015, o evento teve lugar em Porto Alegre.

Após o seminário, as empresas japonesas – de setores como agribusiness, saúde e inteligência artificial – tiveram a oportunidade de negociar diretamente com empresários gaúchos de diversas áreas, além de representantes de parques tecnológicos e do poder público. À tarde, participam de uma visita técnica ao Tecnosinos – Parque Tecnológico São Leopoldo. Na terça-feira, estiveram na sede da Federação das Entidades Empresariais do RS (Federasul). A comitiva é a quinta trazida pela Jica ao Brasil desde 2013, mas esta é a primeira vez que o Rio Grande do Sul é incluído na programação, que totaliza duas semanas.

O diretor sênior da Divisão de Planejamento e Migração do Departamento da América Latina e Caribe da Jica, Hitoshi Matsumoto, destacou o interesse da agência em parcerias e negócios com o setor privado. “Já temos cooperações com o Brasil em saúde, clima e reciclagem de automóveis. Buscamos hoje estabelecer colaboração também com o Rio Grande do Sul”, afirmou Matsumoto. Também compõem a comitiva o representante sênior da Jica em São Paulo, Hiroshi Sato, o cônsul-geral do Japão em Porto Alegre, Takashi Kondo, a vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa, Mami Ueno, e o gerente do Banco de Tokyo-Mitsubishi, Yuta Suenaga.