Delegação gaúcha retorna otimista de solo europeu
Publicação:
24/10/2016 às 15h35minDepois de uma semana em viagem, a comitiva gaúcha retornou da Europa com boas notícias na mala. E, mais do que isso, com perspectivas positivas também para o futuro. Capitaneada pelo governador José Ivo Sartori, a delegação desembarcou no Rio Grande do Sul no último sábado. Na bagagem, o certificado de parceiro premium do Medica Valley, o contrato de R$ 104 milhões assinado pela francesa Lactalis, e muitas trocas de cartões com os principais institutos de inovação e tecnologia da Alemanha. Na última etapa do roteiro, na Itália, Sartori estreitou os laços com a região de Vêneto e abriu caminhos para a entrada de produtos agrícolas rio-grandenses.
"Desafios a gente vence oferecendo oportunidades. E essa foi uma missão bem-sucedida", avalia o chefe do Executivo gaúcho. Com uma programação intensa, a missão governamental e empresarial passou por seis cidades em três países, além de participar do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que em 2017 será promovido em Porto Alegre. "Foi um momento importante para trocar o bastão e oficializar o convite para que os empresários germânicos venham ao Estado na próxima edição", explica Sartori. Da mesma forma, o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor Müller, comemora os contatos realizados em solo europeu.
"Muitos negócios, que eu ainda não estou autorizado a falar oficialmente, foram tratados neste encontro na cidade de Weimar, na Alemanha", revela o dirigente. Para Müller, a próxima edição do Eeba promete reunir mais de 500 empresários alemães e 2 mil brasileiros. "Este é o maior encontro empresarial entre dois países tanto para o Brasil quanto para a Alemanha", destaca.
Novo momento de mercado
Para Cesar Müller, vice-presidente da Fiergs e coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da entidade, o objetivo da missão foi buscar não só uma nova orientação sobre o ponto de vista de investimentos. "Mas também avaliar as expectativas e oportunidades de negócios para os empresários do Rio Grande do Sul", conta. Para o executivo, este é um novo momento de mercado. "A Europa começa a olhar o Brasil com uma nova perspectiva", afirma.
Imersão na indústria 4.0
Uma das palavras principais da missão gaúcha à Europa foi o conceito de indústria 4.0. Considerada a próxima revolução industrial, a mudança no parque fabril já é concreta na Alemanha, tanto nos institutos de pesquisas quanto nas empresas —e é a expertise deles que a Fiergs e o Piratini querem trazer para cá.
Fonte: Jornal NH