Embaixador do Uruguai na Expointer

Publicação: 

28/09/2016  às  14h25min

O fortalecimento das relações entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai foi o tema do encontro entre o governador José Ivo Sartori e o embaixador do Uruguai no Brasil, Carlos Amorín. A reunião foi na Casa Branca, do Parque Assis Brasil, em Esteio, e contou com a presença da cônsul-geral do Uruguaia, Karla Beszkidnyak, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco.

O governador destacou que o Rio Grande do Sul tem total interesse em aprofundar as relações com o país. “É extremamente importante termos uma boa convivência. Dá para fazer uma boa caminhada, com um bom diálogo. Essa caminhada deve ser coletiva para discutirmos o todo do Mercosul, com uma visão mais geral e moderna que se aplique a todos”, afirmou.

O embaixador falou que são 1.063 quilômetros de fronteira entre o Brasil e o Uruguai e que o país tem alguns projetos em relação a infraestrutura que podem ser apresentados ao Rio Grande do Sul e que podem “contribuir para o desenvolvimento de todas as áreas. Não podemos competir, temos que somar. Precisamos trabalhar em conjunto em prol do Mercosul”.

O secretário Branco falou que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia está organizando um seminário de cidades irmãs em faixas de fronteiras, que deve acontecer no próximo ano. Uma missão do governo do Estado, em parceria com a embaixada brasileira e a uruguaia, para conhecer melhor as políticas públicas do país vizinho e fortalecer as linhas de cooperação já existentes entre os países também está sendo planejada.