Empresa gaúcha desenvolve kit para gerar energia fotovoltaica
Publicação:
28/09/2017 às 16h33minA perspectiva de expansão observada na demanda de geradores fotovoltaicos levou a empresa Panam Energy, localizada no município de Santa Barbara do Sul, a projetar um investimento de R$ 1 milhão na aquisição de novos equipamentos e expansão da unidade industrial. Ao expor o projeto durante reunião, nesta quarta-feira (27), na Sala do Investidor da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o empresário Paulo Roberto Bechert, informou que a indústria gaúcha produz microgerador solar com capacidade de geração de até 35 kWh e que tem vida útil superior a 20 anos. Certificado pelo Inmetro, o KIT P240 é composto por todos os itens previsto na Resolução 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Com um projeto inovador, em termos de painel solar fotovoltaico, a empresa produz cerca de mil peças/mês e com a ampliação pretende alcançar uma produção de três mil unidades. O KIT P240 é composto de painel fotovoltaico, micro inversor, conjunto de suportes e parafusos de fixação e conectores. A unidade alcança 62% de nacionalização. A expansão dará condições à empresa de obter 100% de componentes nacionais. Na apresentação do produto o empresário assinalou, ainda, que se trata de uma unidade de geração de energia elétrica, inclusive, para casas populares e que, em breve, estará no comércio para ser adquirido individualmente. Adiantou que com a expansão serão criados 15 novos postos de trabalho ao quadro atual de cinco trabalhadores.
Na reunião, coordenada pela Sala do Investidor, Paulo Roberto Bechert, recebeu informações detalhadas sobre tratamento tributário na aquisição de equipamentos fabricados no Rio Grande do Sul ou adquiridos em outros estados ou mesmo importados. Sobre as condições de enquadramento do projeto industrial nos incentivos do Fundo Operação Empresa (Fundopem/RS) e no Programa de Harmonização do Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Sul (Integrar/RS). Recebeu, ainda, informações detalhadas sobre as linhas de financiamento operadas pelo BRDE e pelo Badesul, que dispõe do InovaCred, uma linha de crédito com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que visa fomentar, através de financiamento, a inovação em micros, pequenas e médias empresas. O InovaCred, entre outros itens, financia o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, protótipo e prototipagem, engenharia básica e absorção de tecnologia.