Empresa investe R$ 11 milhões para ampliar produção
Publicação:
11/05/2017 às 17h17min[09/05/2017] A perspectiva de expansão observada na demanda de produtos para a indústria de papel levou a empresa Phenix Indústria e Comércio de Filtros Ltda, localizada no distrito de Rondinha Nova, no município de Arroio do Sal, a projetar um investimento de R$ 11 milhões na aquisição de novos equipamentos e expansão da unidade industrial. A indústria gaúcha que produz telas formadoras, feltros e telas secadoras espirais para máquinas utilizadas na indústria de papel, conta com um quadro de 42 trabalhadores. Com o investimento dobrara a produção que atualmente é de 12 telas formadoras/mês e 15 feltros/mês. Com foco nesse cenário positivo, a Phenix informou à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia que projeta ampliar as instalações físicas e importar, da Alemanha, novos equipamentos.
O papel em bobinas, fabricado pela Phenix, é utilizado pela indústria cervejeira, de cerâmica, sucroalcooleira e em telhas de fibrocimento. Conforme Vilsonil Rodrigues, diretor da empresa, além de clientes brasileiros, a Phenix exporta para o Chile e Bolívia. O projeto de expansão contempla, ainda, a instalação de equipamentos para a geração de energia fotovoltaica.
Na reunião, que teve a presença do secretário adjunto da SDECT, Evandro Fontana, e foi coordenada pela Sala do Investidor, a equipe de executivos da Phenix recebeu informações detalhadas sobre licenciamento ambiental. Quanto ao tratamento tributário na aquisição de equipamentos fabricados no Rio Grande do Sul ou adquiridos em outros estados ou mesmo importados. Sobre enquadramento nos incentivos do Fundo Operação Empresa – Fundopem/RS e no Programa de Harmonização do Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Sul – Integrar/RS, uma vez que a empresa criará 65 novos postos de trabalho no município de Arroio do Sal. O representante da FGTAS - Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, que opera as agências do SINE no Rio Grande do Sul, elencou as diferentes ações que podem ser feitos em apoio à empresa na área de recrutamento de trabalhadores. Os executivos receberam, ainda, informações detalhadas sobre as linhas de financiamento operadas pelo BRDE, Badesul e Banrisul, que integram o sistema de desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul.