Foton reúne parceiros e fornecedores para apresentar projeto de fábrica

Publicação: 

12/12/2016  às  11h35min

A Foton Aumark do Brasil, que está implantando uma unidade industrial em Guaíba, apresentou o projeto da fábrica no Rio Grande do Sul para possíveis fornecedores, parceiros e sistemistas. Num primeiro momento, serão produzidas duas linhas de caminhões de 3,5a 24 toneladas. Representantes da Foton detalharam o projeto, que será instalado em uma área de um milhão de metros quadrados e um terreno de 500 mil metros quadrados, para abrigar sistemistas. Para o futuro, a empresa projeta fabricar também vans, SUVs, Pick Ups e Extra pesados. A Foton tem fábricas na China, Alemanha, Índia, Estados Unidos e Brasil.
Na reunião, por iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) e do Arranjo Produtivo Local (APL) de Automação e Controle, o secretário adjunto Renato de Oliveira assinalou que o projeto é "duplamente importante. Primeiro para a economia do Rio Grande do Sul e segundo para a cadeia produtiva metal mecânica do estado, que dispõe de um APL estruturado e em pleno funcionamento, o que facilita a aproximação entre a empresa e fornecedores de bens e serviços".
Ainda segundo Renato Oliveira, nos contatos entre o governo e integrantes da missão empresarial da Argentina, que recentemente esteve em Porto Alegre, foi discutida um ampla agenda com foco no intercâmbio tecnológico.
Além de representantes dos APLS, também participaram da reunião, representante da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), por meio do APL Automação e Controle; da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com especialistas nas áreas de engenharia e automação, indústria 4.0 e robótica; da Unisinos, com seu Instituto de Tecnologia; da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e de fabricantes de equipamentos para comunicação e informação, engenharia de processos e digitalização e sistemas de frio.

Fonte: Jornal Agora