Governo define parceria com Banco Tokyo-Mitsubishi

Publicação: 

06/06/2017  às  16h11min

O governador José Ivo Sartori foi recebido pelos executivos do Banco Tokyo-Mitsubishi, Nabuaki Iwasawa e Keisuke Aoike, na tarde desta terça-feira (6), madrugada no horário de Brasília, para definir parcerias e apresentar o programa InvestRS. O Estado tem um Memorando de Entendimento assinado em 2015 com o banco, que é o maior do Japão, com o objetivo de fomentar investimentos japoneses no Rio Grande do Sul.
Sartori destacou a posição estratégica do Estado gaúcho e reafirmou o compromisso do governo em reduzir burocracias. “Esse alinhamento da parceria existente é necessário para o sucesso econômico e social. Os resultados práticos dependem da disposição de ambas as partes. O Rio Grande do Sul tem interesse em receber investimentos japoneses e estamos aqui porque queremos fortalecer esse relacionamento e atrair novos negócios”, afirmou.
O Memorando de Entendimento foi firmado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), e o Banco Tokyo-Mitsubishi, durante a 18ª Reunião Conjunta do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão (CNI-Keidanren), em 2015.
No encontro desta terça-feira, o secretário da Sdect, Márcio Biolchi, apresentou aos executivos do banco as potencialidades gaúchas, com destaque para produção de máquinas agrícolas, setores coureiro-calçadista, vitivinícola, metalmecânico e moveleiro, entre outros.
O secretário de Minas e Energia, Artur Lemos, detalhou o trabalho que vem sendo realizado na área do carvão, com potencial aproveitamento de tecnologia japonesa para exploração sustentável no Rio Grande do Sul.
A reunião contou ainda com a participação de empresários e do presidente eleito da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Petry. Também acompanharam o encontro de trabalho os secretários de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo; do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini; e de Comunicação, Cleber Benvegnú.
O Banco Tokyo-Mitsubishi é parte do grupo financeiro japonês Mitsubishi UFJ Financial Group, Inc. É o principal banco do Japão, presente em mais de 50 países. No continente americano, tem unidades nos Estados Unidos, Canadá, México, Brasil (sede em São Paulo e escritório no Rio de Janeiro), Chile, Peru, Argentina e Colômbia, atendendo principalmente a clientes corporativos.

Gestão e investimentos

Na parte da manhã, a comitiva gaúcha cumpriu agendas com o Keidanren, semelhante à Confederação Nacional da Indústria no Brasil. Os secretários Márcio Biolchi e Carlos Búrigo também se reuniram com representantes do Jetro, órgão governamental independente sem fins lucrativos, e JICA, Agência de Cooperação Internacional do Japão, para troca de experiências na área de gestão e captação de investimentos.

Texto: Gabriela Alcantara, de Tóquio