InvestRS busca parceria de câmaras de comércio internacionais
Publicação:
24/04/2017 às 16h39minImportantes interlocutoras com potenciais investidores interessados no Brasil, as câmaras internacionais de indústria e comércio instaladas no Rio Grande do Sul estão sendo chamadas a participar ativamente do programa InvestRS. Lançada em março, a iniciativa visa atrair novos investimentos e promover o desenvolvimento econômico e tecnológico do Estado.
Na tarde desta quinta-feira (20), representantes das câmaras de distintos países participaram de uma reunião com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco. Na ocasião, assistiram a uma apresentação operacional das ações do InvestRS, realizada pelo servidor Leonardo Neves. Além disso, foram chamados a participar do programa, uma vez que suas entidades atendem o fluxo de comércio e investimentos entre o Rio Grande do Sul e o mundo. “O Estado não pode, sozinho, estar presente em todas as pontas. Daí a importância da formação de uma qualificada rede de parceiros, como é o caso das câmaras internacionais”, afirma Branco.
O secretário ressalta que cada país tem suas especificidades, e portanto a contribuição de cada câmara deve ocorrer de acordo com essas características. De modo geral, essas instituições suprem empresários e investidores com informações e serviços sobre a realização de investimentos locais. E, por meio do InvestRS, esses investidores encontram interlocução profissional tanto com o Governo do Estado, quanto com a Federação das Indústrias do RS (Fiergs), entidades parceiras na iniciativa. “Com o InvestRS, estamos casando esforços, pessoas e conhecimento, dentro de uma pauta comum de atração de investimentos”, diz Luciano D’Andrea, responsável pela área internacional na Fiergs.
O programa
O Rio Grande do Sul é apresentado pelo InvestRS como porta de entrada para a América do Sul, explorando a localização estratégica, a indústria diversificada, a economia internacionalizada, a mão de obra qualificada, a infraestrutura e a qualidade de vida como diferenciais do Estado. Todas as informações para auxiliar o investidor são fornecidas por uma equipe multidisciplinar e pelo portal InvestRS (http://www.investrs.com.br). A ferramenta digital é voltada para o mundo dos negócios internacionais, com linguagem profissional, ágil e direta.