InvestRS é apresentado pelo governador no Japão
Publicação:
09/06/2017 às 15h08minO InvestRS, programa de atração de investimentos do Estado do Rio Grande do Sul, foi um dos destaques da missão governamental ao Japão realizada nesta semana. Desde a última segunda-feira (5), a iniciativa foi apresentada tanto pelo governador José Ivo Sartori quanto pelo titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Márcio Biolchi em encontros com empresários.
O ponto alto foi a abertura do 8º Seminário Econômico do Brasil no Japão, em Hamamatsu, na quarta-feira. Na ocasião, em palestra para mais de 200 empresários japoneses, o governador abordou o Estado e suas potencialidades. Sartori evidenciou a posição geográfica estratégica do Estado em relação ao Mercosul e à América Latina. Apresentou também o parque industrial extremamente diversificado existente no Rio Grande do Sul. Além disso, falou sobre a equipe multidisciplinar do InvestRS – composta por servidores da SDECT e profissionais da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) –, capacitada a prestar informações setoriais, produzir estudos de inteligência e viabilizar conexão com potenciais parceiros, centros de pesquisa e universidades. Tudo isso em uma apresentação produzida e traduzida ao idioma local com apoio da Fiergs.
Outra agenda importante ocorreu na terça-feira, quando o secretário Biolchi teve a oportunidade de apresentar o Estado a executivos do Banco Tokyo-Mitsubishi. Biolchi chamou a atenção para o potencial gaúcho de produção nos setores de máquinas agrícolas, coureiro-calçadista, vitivinícola, metalmecânico e moveleiro, entre outros. O Estado tem um Memorando de Entendimento assinado em 2015 com o banco, que é o maior do Japão, com o objetivo de fomentar investimentos japoneses no Rio Grande do Sul.
O conjunto de agendas foi avaliado positivamente pela comitiva gaúcha. “Acredito que plantamos sementes que vão render frutos e bons negócios para o Rio Grande do Sul. O contato com centenas de empresários e investidores vai estimular novas parcerias. Na área do carvão, foi dado um passo importante para que possamos aproveitar melhor esse recurso, de forma sustentável”, avaliou o governador, ao fazer um balanço preliminar da missão.
A missão Japão
A comitiva do Rio Grande do Sul passou por cinco municípios japoneses entre os dias 5 e 8 de junho: a capital Tokyo, Hitachinaka na província de Ibaraki, Hamamatsu e Iwata na província de Shizuoka, e Otsu na província de Shiga. Além do governador José Ivo Sartori, participaram da missão os secretários de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo; do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi; de Comunicação, Cleber Benvegnú; de Minas e Energia, Artur Lemos; e do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini; os deputados João Reinelli e Eduardo Olivera; o presidente eleito da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Porcello Petry; o presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers), Cláudio Bier, e empresários.
Saiba mais sobre o InvestRS
InvestRS é o programa de atração de investimentos produtivos e de infraestrutura para o Rio Grande do Sul. Tem como missão apoiar investidores que estão explorando oportunidades de negócios no Brasil e na América do Sul, evidenciando as vantagens competitivas do Estado e, assim, promovendo o desenvolvimento econômico e tecnológico do RS. Resulta de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da SDECT, e a Federação das Indústrias (FIERGS), lançada em março de 2017, e foi formulado com o objetivo de articular ações conjuntas e, por meio delas, inserir o Rio Grande do Sul no mapa dos investidores nacionais e internacionais. Tem equipe multidisciplinar e composta por profissionais que auxiliam o investidor a obter as informações e acessar a rede de contatos necessárias para uma boa tomada de decisão.