InvestRS inicia coleta de dados para catálogo de investimentos
Publicação:
04/05/2017 às 13h56minOs primeiros passos para a elaboração do catálogo Oportunidades de Investimento no RS foram dados na tarde desta quarta-feira (3). Prefeitos, secretários municipais de desenvolvimento e representantes de associações empresariais, parques tecnológicos e Arranjos Produtivos Locais (APLs) participaram de reuniões com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi, com o secretário-adjunto, Evandro Fontana, e com a equipe do programa InvestRS ? iniciativa conjunta entre o Governo do Estado e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).
Além de apresentar o programa de atração de investimentos InvestRS, os principais objetivos dos encontros foram estabelecer uma rede integrada e dinâmica entre Estado, prefeituras e associações empresariais para facilitar o compartilhamento de informações e, a partir disso, mapear e sistematizar necessidades e oportunidades de investimentos tanto produtivos quanto de infraestrutura nas diferentes regiões. Participaram mais de 20 autoridades municipais e 30 representantes de associações. "Nosso objetivo é articular todos os atores, não só do Estado, mas também os grandes catalisadores que são as administrações municipais, buscando ativamente prospectar investimentos", afirmou Biolchi.
A partir desse primeiro contato, o InvestRS encaminhará formulários para que as prefeituras indiquem perfil econômico e demográfico dos municípios, logística e projetos de infraestrutura, entre outros dados. Das associações empresariais, parques tecnológicos e APLs, são esperadas informações sobre lacunas existentes nas cadeias produtivas, tendências dos setores mais importantes e auxílio na localização de empresas dispostas a realizar parcerias comerciais. ?Com essas informações sistematizadas em uma base de dados integrada, teremos condições de apresentar projetos concretos a potenciais investidores no Rio Grande do Sul?, avalia o agente de desenvolvimento Christiano Ambros, integrante do InvestRS.
A expectativa é concluir o trabalho ainda neste ano, lançando o catálogo tanto em versão impressa quanto virtual. "A concorrência com outros países na atração de investimentos é muito grande. Por isso, é importante unificar as ações internacionais que já são desenvolvidas", diz o gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiergs, Luciano D'Andrea.