Mais de 100 empresas gaúchas têm rodada de negócios com a Fraport nesta terça-feira
Publicação:
16/04/2018 às 13h17minMais de 100 empresas gaúchas inscreveram-se para a primeira Rodada de Negócios da Fraport, que ocorre na terça-feira (27), no Espaço Compet, na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. O principal objetivo é a prospecção de fornecedores de produtos e serviços voltados à construção civil, que possam ser utilizados pela empresa alemã que têm investimentos previstos em R$ 1,5 bilhão no RS nos próximos anos. A Rodada de Negócios acontecerá no Centro de Eventos da Fiergs (Avenida Assis Brasil, 8787), a partir das 8h. O encerramento está marcado para as 13h.
A Rodada de Negócios é organizada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), que, por meio do Programa Desenvolve RS, propõe ser um agente facilitador e fomentador para que as empresas locais possam suprir necessidades de ampliações ou de novos investimentos no Rio Grande do Sul.
O evento é uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Fiergs, a RS Óleo, Gás & Energia, o Sindicato das Indústrias de Construção Civil (Sinduscon RS), a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee RS), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e a Fraport.
"A Rodada de Negócios busca aproximar os fornecedores locais das possibilidades que um grande empreendimento como a concessão do aeroporto oferece ao estado, com participação muito ativa de entidades parceiras", disse o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi.
No lançamento da pedra fundamental das obras de expansão do Aeroporto Internacional Salgado Filho, no dia 22 de março, a Fraport anunciou que sua expectativa é concluir a expansão do terminal até outubro de 2019. A pista, que tem 2.280 metros, ganhará mais 920 metros. As obras consistem na expansão do Terminal 1 e da pista de pouso e decolagem, na adequação das vias de taxiamento e em melhorias no sistema de drenagem do aeroporto.
Na Rodada de Negócios, participarão fornecedores de materiais e serviços das áreas de pré-moldados, fundações, coberturas, empreiteiro civil, demolição, aço, concreto, elevadores/escadas rolantes, esquadrias de alumínio, vidros, material de alumínio composto (ACM), forros especiais, dry-wall e forro de gesso, pisos, serviços de engenharia civil, instalações (elétrica/hidráulica/TI), projetos (civil/instalações), elétricos AT e MT (subestações/cabines primárias), terraplenagem, reforma e recuperação estrutural e recuperação de fachadas.
As obras são executadas pelo consórcio HTB, Tedesco e Barbosa Mello, contratado em janeiro deste ano pela Fraport. O contrato é na modalidade Engineering, Procurement and Construction (EPC), que determina que o consórcio é responsável por todas as etapas das obras, desde o projeto até a entrega final. As licenças ambientais já foram emitidas pelos órgãos reguladores. A previsão é gerar até 700 novos empregos.
Texto: Ascom Sdect, com informações da Secom
Edição: Sílvia Lago/Secom