Mesmo com recorde no bimestre, Rio Grande do Sul tem capacidade para aumentar exportações

Publicação: 

31/05/2022  às  12h10min

Mesmo com recorde no bimestre, Rio Grande do Sul tem capacidade para aumentar exportações
Diretor-superintendente dos PortosRS destaca capacidade logística do RS - Foto - ASCOM-SEDEC

Em audiência na tarde desta terça-feira, 12, o diretor-superintendente dos PortosRS, Paulo Fernando Estima, apresentou ao secretário de desenvolvimento econômico do RS, Edson Brum, as demandas prioritárias do setor. A reunião, que aconteceu no gabinete da secretaria, no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre, teve o objetivo de apresentar os dados operacionais dos portos e projetar demandas da indústria gaúcha para os próximos meses. 

De acordo com Estima, os portos do Rio Grande do Sul vem batendo recordes operacionais. Segunbdo ele, os motivos são relacionados ao sucesso da safra de grãos no estado e a atuação da SEDEC na promoção dos distritos industriais gaúchos. "Além do porto, é importante que a gente consiga promover mais os distritos industriais, em especial o Polo Integrado da Química e o projeto chamado Rio Grande Porto-Indústria e essa é uma visão de desenvolvimento a médio prazo para o Estado", afirmou. 

O secretário Edson Brum destacou notícia publicada na segunda-feira, informando dados do governo federal que mostram alta nas exportações gaúchas de 56,5% no primeiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021. Entre janeiro e março, o Rio Grande do Sul exportou mercadorias que somam US$ 4,868 bilhões. Para Brum, o resultado positivo da exportação gaúcha reflete o esforço que o governo do estado tem feito no sentido de desburocratizar investimentos e gerar clima favorável a atração de empresas para o Rio Grande do Sul. 

"Além do redesenho do Fundopem, que nos qualifica como um dos grandes destinos de investimentos privados no Brasil, o trabalho de desburocratizar e atrair novos de investimentos para os distritos industriais, especialmente com a promoção dos diferenciais logísticos do Estado tem refletido em números como este, recorde de exportações", afirmou Brum. Segundo o secretário, o Estado possui ampla capacidade para escoamento da produção e a infraestrutura portuária e hidroviária tem apresentado capacidade acima da demanda atual. 

Segundo a PortosRS, o Rio Grande do Sul exporta cerca de 47 milhões de toneladas enquanto a capacidade instalada pode chegar a 65 milhões de toneladas.