Missão gaúcha à Europa irá percorrer Alemanha, França e Itália
Publicação:
03/10/2016 às 9h54minA Missão do Governo do Rio Grande do Sul à Europa, inicia no dia 16 de outubro e seu primeiro destino é a Alemanha. A comitiva fica no país até o dia 19 de outubro. Comandada pelo governador José Ivo Sartori, a missão contará também com as presenças do secretário-geral de Governo Carlos Búrigo, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco e do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo. O objetivo da viagem é propor a integração de segmentos industriais gaúchos em cadeias globais de valor, através da associação com empresas ou clusters industriais alemães além de possibilitar o intercâmbio científico e tecnológico, a partir das re lações acadêmicas das universidades gaúchas com as instituições alemãs.
O país europeu é um parceiro estratégico no processo de internacionalização da economia gaúcha e as perspectivas das relações econômicas e tecnológicas devem ter sentido de conexão com a economia globalizada. Além disso, o Governo propõe-se a promover uma base institucional para incrementar o intercâmbio tecnológico voltado à inovação industrial, tendo como exemplo a Fundação Fräunhofer.
A agenda que abre a missão é a participação no 34º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), em Weimar. O 35º evento irá ser sediado em Porto Alegre em 12 a 14 de novembro de 2017, reunindo líderes políticos e empresariais. A expectativa é trazer 500 empresários alemães no próximo ano. A comitiva também terá agendas nos estados da Renânia Palatinado e Baden Wurttemberg, ambos escolhidos pelas relações contínuas há muitos anos com o Rio Grande do Sul. A ação é planejada por um grupo de trabalho capitaneado pela FIERGS e a Câmara Brasil-Alemanha, Consulado Geral da Alemanha, Governo do Estado, Prefeitura de Porto Alegre, e demais entidades.
O segundo destino da missão é a França, onde a comitiva chega no dia 20 de outubro. A apresentação do Estado a convidados da Câmara de Comércio Brasil-França e a agenda de negócios com uma empresa que avalia o investimento no Rio Grande do Sul, são alguns dos objetivos desta parte da viagem. Acontecerá neste dia uma reunião com o presidente do Grupo Carrefour sobre novos projetos no Brasil/RS e uma reunião com a associação de pequenos e médios produtores rurais, voltada para as certificações internacionais de qualidade no setor de laticínios.
A última parada é a Itália, na qual a intenção é estreitar as relações entre o país e o Rio Grande do Sul, colocando-as em um nível próprio ao de povos irmãos. O Estado precisa inovar sua economia e poderá aprender com a experiência italiana, especialmente no que diz respeito à valorização do patrimônio regional dos pequenos e médios empreendimentos. Além disso, a Itália é desenvolvedora da expertise empresarial e técnico-científica em setores estratégicos para o RS, como o setor metal-mecânico, automotivo, agroindustrial e de energias. Sendo assim, podem ainda ser prospectadas possibilidades no setor aeroespacial e de defesa, área na qual já houve uma exitosa experiência de intercâmbio tecnológico entre o Brasil e a Itália através do Projeto AMX, da Embraer.
A chegada na Itália será no dia 21 de outubro, quando o governador José Ivo Sartori será recebido pelo governador da Região de Vêneto, Luca Zaia. O compromisso acontece para alinhar as estratégias de parceria. A comitiva técnica do APL Polo de Moda, que estará realizando atividades na Itália, irá unir-se à comitiva do governador, formando um exemplo prático de oportunidades de intercâmbio cultural e econômico. Logo após, acontecerá uma apresentação com aproximadamente 30 pessoas para um público político e empresarial sobre oportunidades no Rio Grande do Sul. O evento é organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Itália e o Consulado Italiano. A agenda se encerra em um jantar de integração oferecido pelo governador do Vêneto à comitiva. O retorno do grupo está previsto para 23 de outubro.