Missão gaúcha em busca de investimentos

Publicação: 

19/10/2016  às  9h49min

[15/10/2016] Começa neste final de semana a quarta viagem internacional do governador José Ivo Sartori. Uma comitiva com integrantes do governo do Estado embarca neste sábado para a Europa. Eles se unem a empresários e dirigentes da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) que partiram para a Alemanha na sexta-feira.

Integrantes da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e do Consulado Geral da Alemanha em Porto Alegre também participam, além de representantes da Assembleia Legislativa, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs). O objetivo da viagem é buscar investimentos, além de fortalecer laços de cooperação com governantes europeus e empresas que já investem no Estado.

– É uma política de Estado para que possamos mostrar o potencial e as oportunidades do Rio Grande do Sul. Além disso, é uma política de atração de investimentos para gerar empregos, renda e, consequentemente, desenvolvimento – afirma Fábio Branco, secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

 

Ações previstas em três países

Na segunda-feira, começa o Encontro Econômico Brasil-Alemanha, na cidade alemã de Weimar. Deve reunir em torno de 400 empresários dos dois países. O evento já é tradicional, ocorrendo anualmente desde 1982, de maneira intercalada entre os dois país. Em 2015, a sede foi Joinville (SC). No próximo ano, pela primeira vez, será realizado no Estado, em Porto Alegre. Conforme o gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiergs, Luciano D’Andrea, são esperados de 400 a 500 empresários alemães em rodadas de negócios e troca de experiências em áreas tecnológicas.

O primeiro compromisso oficial de Sartori na Europa será um jantar oferecido no domingo, na cidade de Erfurt, pelo Ministério de Economia, Ciência e Sociedade Digital da Turíngia, um dos Estados alemães mais industrializados.

Depois, a comitiva segue para França e Itália, onde há agenda com empresas e governantes. Em Paris, estão previstos encontros com associações de pequenos e médios produtores rurais, onde serão apresentadas experiências nas certificações de propriedades. A comitiva também será recebida pelo embaixador do Brasil na França, Paulo Campos.

Na Itália, Sartori e empresários terão reunião em Veneza, com o governador do Estado do Vêneto, Lucca Zaia. Também será feita apresentação a políticos e empresários sobre oportunidades no Estado. Esse é o último compromisso do roteiro. O retorno será dia 22.

Os integrantes do governo do Estado terão as despesas pagas pelos respectivos órgãos. O custo total da missão só será divulgado após o retorno. Já os representantes das entidades custearão os próprios gastos com passagens, alimentação e hospedagem.

Fonte: Zero Hora