Multinacional francesa anuncia investimentos na Região Metropolitana

Publicação: 

22/12/2017  às  10h18min

A empresa francesa Valeo Sistemas Automotivos anunciou investimentos para a instalação de duas novas unidades na Região Metropolitana de Porto Alegre. Com previsão para iniciar as atividades em 2019, a expectativa é que os empreendimentos gerem, aproximadamente, 150 novos empregos ao estado.

Uma das unidades será instalada em Gravataí e é resultado do novo projeto da General Motors, que, no mês de agosto, comunicou a aplicação de R$ 1,4 bilhão para a produção de uma nova família de veículos na região. Outra unidade fabril da empresa será aberta em Cachoeirinha, também em 2019, e voltada à refrigeração de cargas para caminhões e carretas.

O governador José Ivo Sartori destaca a iniciativa afirmando que “projetos que têm como foco a inovação e o desenvolvimento serão sempre bem-vindos. O Rio Grande do Sul é um estado que está aberto a oportunidades de empreendedorismo. Logo, a presença da Valeo é muito importante para a instalação destes novos desafios”.
“Atrás desses investimentos, sempre ocorrem outros projetos. Ou seja, são mais chances para a geração de empregos e para o desenvolvimento da economia no Rio Grande do Sul”, explicou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi.

Atualmente, a Valeo está presente em mais de 32 países com 155 plantas produtivas ao redor do mundo, e está focada na concepção, produção e venda de componentes, sistemas integrados e módulos para a indústria automotiva mundial. Além disso, a companhia detém 58 centros de pesquisa e desenvolvimento, com equipes focadas e prontas para desenvolver inovações eficazes para suprir as necessidades de toda a indústria automotiva global. A Valeo foi considerada uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Thomson Reuters, além de ser a empresa com o maior número de registro de patentes na França em 2016.
Comprovando este foco inovativo, a Valeo lançou globalmente um desafio universitário, que premiará as equipes com as melhores inovações globais com o valor de 200 Mil Euros (conforme regras no site https://valeoinnovationchallenge.valeo.com).

Texto: Alessandra Pinheiro
Edição: Léa Aragón/ Secom