Projeto Rio Grande do Sul Global promove reunião com empresários franceses
Publicação:
25/08/2017 às 16h19min[24/08/2017] O projeto Rio Grande do Sul Global, uma parceria entre o programa InvestRS, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e a revista Voto, para receber grupos de empresários, entidades e empreendedores de diversos países e gerar oportunidades de negócios e atração de novos investimentos para o Rio Grande do Sul, teve sua primeira reunião nesta quinta-feira (24), no Palácio Piratini.
O encontro reuniu uma comitiva de líderes empresariais franceses, que foram recebidos pelo governador José Ivo Sartori e os secretários do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi, da Comunicação, Cleber Benvegnú, e da Casa Civil, Fábio Branco. A comitiva da França é formada por representantes de empresas já instaladas ou que procuram conhecer as oportunidades que o estado oferece.
Sartori falou das potencialidades do Rio Grande do Sul, de como o estado está preparado para receber investimentos. "Todos sabem que enfrentamos dificuldades, mas encaramos a crise como pauta positiva e estamos determinados a construir parcerias que promovam o desenvolvimento", afirmou.
Sobre as vantagens que o estado oferece para atração de investimentos, o governador destacou a mão de obra qualificada, um parque industrial diversificado, localização estratégica na América do Sul, estrutura tributária competitiva e adaptada à realidade e uma cadeia de suprimentos já instalada. "O programa Invest/Rs é uma ferramenta pensada para estimular empreendimentos com potencial estratégico. Nosso foco é tornar nosso estado mais moderno, ágil e eficiente", enfatizou.
Sartori lembrou da missão oficial gaúcha realizada em outubro de 2016 à França. "Plantamos boas sementes e começamos a colher os frutos. Naquela ocasião recebemos investimentos de empresa de laticínios Lactalis da ordem de R$ 104 milhões, para aumentar a fabricação de produtos lácteos nas cinco unidades industriais no estado", ressaltou.
Na pauta de exportações gaúchas para a França, destacam-se óleo de soja, calçados e tabaco.
Rio Grande do Sul Global
O projeto reunirá autoridades internacionais, empresários e imprensa em reuniões com pautas de apresentação da receptividade do estado, em busca do fortalecimento das relações institucionais do governo com parceiros internacionais. A proposta é gerar maior integração e visibilidade na área dos negócios. Em cada encontro, serão mostradas a um país as possibilidades de intercâmbios.
Além disso, o projeto tem o objetivo de estreitar laços comerciais já consolidados. Deverão participar também entidades com finalidades culturais ou educacionais.