Rio Grande do Sul e Mendoza criam grupo de trabalho para intensificar acordos bilaterais

Publicação: 

18/09/2017  às  17h45min

Uma comitiva de empresários argentinos da província de Mendoza, liderada pelo secretário de Economia, Infraestrutura e Energia daquele Estado, ministro Martin Kerchner Tomba, está em Porto Alegre até esta terça-feira (19) para dar continuidade aos acordos bilaterais entre Rio Grande do Sul e Mendoza. Representantes da comitiva foram recebidos na manhã desta segunda-feira (18), no Palácio Piratini, pelo governador em exercício, José Paulo Cairoli.
Na oportunidade, foi formalizada a criação de um grupo de trabalho para definir ações possíveis entre os dois Estados nos setores de olivicultura, vitivinicultura, frutas industrializadas, energias renováveis, metalmecânico, software e turismo. O grupo começa a trabalhar à tarde, durante encontros das câmaras setoriais na Federação das Indústrias do RS (Fiergs). Pelo lado do Estado, representantes das secretarias do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), e da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), e da Fiergs compõem o grupo de trabalho.
“Estamos dando um novo passo na relação entre os governadores dos dois Estados, que vem sendo construída desde o ano passado, com o objetivo de buscar a união para atingir novos mercados. É um processo de ganha-ganha. Ganha Mendoza, ganha o Rio Grande do Sul e ganham os consumidores”, afirmou Cairoli.
“Estamos aprofundando a relação existente entre os dois governos para desenvolver um plano de cooperação para competir, e não competir somente. Esse é mais um passo nesse processo de integração oficial e empresarial, que está buscando associar o empresariado dos dois Estados para trabalhar juntos nos mercados brasileiro e argentino, e depois em outros mercados”, destacou Martin Kerchner.
Este é o terceiro encontro entre representantes do governo e empresários dos dois Estados desde o ano passado. O primeiro, em novembro de 2016, ocorreu em Porto Alegre; e o segundo, em março deste ano, em Mendoza.
Participaram do encontro o secretário da Seapi, Ernani Polo; a diretora do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da Sdect, Sandra Schafer; o cônsul-geral da Argentina no RS, Carlos Cesar García Baltar; o cônsul adjunto, Lisandro Parra; o subsecretario de Indústria e Comércio de Mendoza, Guillermo Cruz; e o gerente-geral da Fundação Pró-Mendoza, Fernando Urdaniz.