Rio Grande do Sul inaugura três centros de tecnologia em dois dias
Publicação:
18/05/2017 às 14h03min[17/05/2017] O fato de o Rio Grande do Sul ter inaugurado três avançados centros de tecnologia em dois dias foi um dos pontos destacado pelo secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana, ao participar na quarta-feira (17) da abertura do Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica, em Caxias do Sul. Assinalou que as novas unidades, especialmente o ITT Chip da Unisinos , em São Leopoldo, que está atuando na área de semicondutores, o de madeira e mobiliário, em Bento Gonçalves, e o de mecatrônica, em Caxias do Sul, são importantes para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul pois passarão a preparar talentos para importantes áreas da economia.
O Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica são unidades que integram a rede nacional composta por 25 institutos de inovação (dois no Rio Grande do Sul) e 60 institutos de tecnologia (seis no RS) e que desenvolvem soluções com base nas tecnologias existentes para criar novos processos e produtos. Possuem em seu portfólio de serviços consultorias técnicas especializadas, pesquisa e desenvolvimento e serviços laboratoriais.
O instituto passa a atuar com mais força na prestação de serviços em tecnologia e inovação, por meio do desenvolvimento de processos e produtos, consultoria e serviços especializados para a indústria. Novos prédios e laboratórios foram construídos, possibilitando a ampliação do suporte a outros setores industriais, assim como dobrou a capacidade de atendimento para alunos. A unidade também passa a atender novos cursos como técnico em Metalurgia, além de outros na área da Construção Civil e Plásticos.
Madeira e Mobiliário e Semicondutores
O SENAI-RS inaugurou, também nesta quarta-feira (17), o Instituto SENAI de Tecnologia de Madeira e Mobiliário, em Bento Gonçalves. O secretário-adjunto participou da abertura, ocasião na qual assinalou que o instituto passa a ser referência para a cadeia produtiva de madeira e móveis.
O Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário conta com uma área e novos equipamentos para ensaios de durabilidade, estabilidade e ergonomia, ampliou sua capacidade de prestar serviços nestas áreas, além de oferecer novos serviços para ensaios em gás análise e químicos de superfície. A assessoria tecnológica e de inovação conta com máquinas CNC para prototipagem e usinagem de superfícies complexas, além de softwares para desenvolvimento e melhoramento do processo produtivo. A unidade, além de ampliar o atendimento de alunos, também passa a contar com novos cursos técnicos em móveis, eletromecânica e eletroeletrônica, cursos de qualificação e aperfeiçoamento na área de automação industrial, artefatos de couro e estofados e usinagem e tratamento de madeiras.
Na terça-feira (16), havia sido a vez do Portal de Inovação e do Instituto Tecnológico de Semicondutores (ITT Chip), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Conforme Daniel Pedro Puffal, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade, ao longo de quatro anos o espaço foi se desenvolvendo, a fim de suportar as atividades desenvolvidas e ampliar sua abrangência. Nesse período, assinalou, foi possível incorporar diversos participantes dos processos de inovação emergentes na Unisinos, tais como a SAP, com a plataforma de inovação global Next-Gen, e particularmente, as empresas. O SAP Next-Gen é uma plataforma de inovação que colabora com mais de 3,1 mil instituições educacionais de 106 países ligados à rede de Inovação SAP University Alliances. O presidente da SAP Labs Latin America, Denison John, disse que a empresa tem o prazer de ser parceira da Unisinos no desenvolvimento do primeiro espaço SAP Next-Gen na América Latina, que representa um local que abre novas oportunidades de trabalhar com mentes jovens para explorar aplicações inovadoras nas mais recentes soluções da empresa.