RS como foco de investimentos

Publicação: 

14/09/2017  às  10h52min

Munique (Alemanha) – As oportunidades de investimentos no Rio Grande do Sul foram tema da conferência proferida nesta quarta-feira (13) pelo secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana, em Munique, na Alemanha. Na oportunidade, Fontana apresentou as potencialidades do Estado aos participantes da feira, num dos pavilhões da Itália, organizado pela Unione Italiana Vini. Assinalou o programa InvestRS, uma parceria do Estado com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Destacou o ambiente favorável aos empreendedores no Estado graças às políticas para atração de investimentos e apoio à constituição de novos empreendimentos.
O secretário-adjunto participa, a convite da Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul, da maior feira de equipamentos para a indústria de bebidas do mundo, a Drintek Simei 2017. O evento ganhou maior dimensão neste ano a partir da união da Drintek (alemã), voltada principalmente para a indústria de cervejas, refrigerantes e água mineral, com a Simei (italiana), destinada às empresas de tecnologia para produção de vinhos.
O evento conta com mais de 150 mil metros quadrados de exposição, com indústrias de todo o mundo e delegações de vários países. Do Brasil, participa um grupo de 50 empresários, sendo 45 gaúchos. O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) também está presente no evento. O presidente da entidade, Dirceu Scotá, falou sobre a realidade vitivinícola do Estado e seu crescimento em qualidade nos últimos anos.
Nos pavilhões de empresas alemãs, Fontana aproveitou para convidar os empresários para estarem presentes no Encontro Econômico Brasil-Alemanha, em novembro na Fiergs. A agenda de Fontana segue na Itália nos próximos dias, com reuniões com o governo da região do Vêneto e o estabelecimento de parcerias entre o Rio Grande do Sul e o setor vitivinícola italiano.