Rússia, Índia e Brasil são mais atraentes para investimentos em 2017

Publicação: 

11/01/2017  às  15h49min

[04/01/2017] A Rússia, a Índia e o Brasil serão os países mais atraentes para os investidores entre as economias em desenvolvimento em 2017. Este ano, a atenção dos investidores será focada em países onde há uma melhoria do clima político e onde os mercados são menos vulneráveis a fatores externos, como a posse de Donald Trump e a política do Federal Reserve.
A Rússia está em primeiro lugar entre os mercados emergentes. Para os investidores que dependem de baixas taxas de juros e compram títulos do governo, o rublo tem um grande potencial. De acordo com os analistas, a moeda nacional russa tem o potencial de recuperar 26% do seu valor nos próximos 12 meses, uma vez que a economia local poderá receber um impulso positivo adicional do petróleo mais caro.
No Brasil, as ações da Petrobras ainda são baratas, mas analistas preveem que a empresa será capaz de restabelecer suas operações este ano.
A Índia se tornará atraente contra as ameaças do recém-eleito presidente dos EUA para restaurar as políticas protecionistas da economia dos EUA. Em novembro o país tirou de circulação notas com um valor nominal de 500 e 1000 rupias, o que causou crise monetária e queda acentuada do PIB. A medida foi anunciada, como necessária para combater a corrupção, mas pode sugerir uma desaceleração da economia e uma redução das taxas de juros, o que seria atraente para os investidores em títulos públicos.
Entre os destinos mais populares para os investidores também está o México, que será um dos países mais atraentes na região, principalmente por causa do baixo valor do peso. O Chile é também parte do sonho de investimento devido ao aumento dos preços do cobre e às expectativas de medidas mais favoráveis para os investidores após as eleições presidenciais no país depois de 2017.
Para a África do Sul espera-se que o enfraquecimento do poder do presidente Jacob Zuma vá tornar as ações e títulos da bolsa local mais atraentes para os investidores.
Indonésia atrai os investidores com as empresas dominantes na bolsa de valores, com foco no mercado interno. As empresas de mineração se beneficiarão do aumento dos preços do níquel e do carvão, e isto será interessante para o investimento.

 

Fonte: Economics Wire