Sartori e embaixador alemão discutem proximidade cultural e comercial

Publicação: 

14/05/2018  às  16h33min

O governador José Ivo Sartori recebeu, nesta quinta-feira (10), no Palácio Piratini, a visita oficial do embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel. O diplomata assumiu o posto em dezembro de 2016 e, apesar de já ter vindo ao Rio Grande do Sul antes, este foi o primeiro encontro oficial entre eles. O objetivo é fortalecer as relações de amizade e as possibilidades de investimento entre o RS e o país europeu.
O embaixador aproveitou a oportunidade e convidou o governador para o 36º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias Alemãs (BDI), com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK). O encontro anual ocorre desde 1983, de forma alternada: nos anos pares, na Alemanha e, nos ímpares, no Brasil. O objetivo central é debater questões de interesse recíproco, fortalecer as relações econômicas, ampliar e estabelecer parcerias e atrair investimentos para ambos os países.
A edição de 2017 foi realizada, pela primeira vez, em Porto Alegre, graças à intermediação do governo gaúcho e da Fiergs. Em 2018, o encontro será de 24 a 26 de junho, na cidade de Colônia.
Sartori agradeceu o convite e não descartou a possibilidade. "Gosto muito das cidades alemãs. Nossa relação com vocês é histórica", afirmou. Em setembro do ano passado, o governador esteve na Alemanha, liderando uma comitiva gaúcha. Na época, visitou três grandes empresas germânicas que estão investindo no Estado: a Stihl, a SAP e, mais recentemente, a Fraport, vencedora do leilão de concessão do Aeroporto Internacional Salgado Filho.
Estão previstas diversas obras para ampliar e qualificar o aeroporto de Porto Alegre, como a expansão da pista, que ganhará mais 920 metros. No total, os alemães devem investir quase R$ 2 bilhões no aeroporto. O prazo de concessão será de 25 anos, prorrogáveis por mais cinco. A previsão é aumentar de 8 milhões para 22 milhões o número de passageiros por ano até o fim do contrato.
O embaixador afirmou que a cooperação entre Alemanha e Rio Grande do Sul é muito importante. "Este encontro não é nem o começo nem o fim da nossa relação. Temos muito investimentos aqui. A Fraport, a Stihl e uma cooperação muito boa também das duas principais universidades gaúchas, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs). Temos uma agenda muito boa e intensa para manter".
Também participaram do encontro o cônsul-geral da Alemanha no RS, Stefan Traumann, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana, e o chefe da Casa Militar, coronel Alexandre Martins.